terça-feira, 3 de junho de 2014

CABANAGEM - 1835

A Cabanagem foi uma revolta popular que ocorreu no período de 1835 a 1840 na província do Grão Pará (atual estado do Pará), recebeu esta nomenclatura, pois grande parte dos revoltosos era formado por pobres, que moravam em cabanas as margens do rio. Estes eram chamados de cabanos.Esta revolta aconteceu devido os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial. A intenção era conquistar a independência da província do Grão-Pará. Pois os cabanos desejavam em ter melhores condições de vida. Já os fazendeiros e comerciantes (lideres da revolta) pretendiam ter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província. 
A cabanagem gerou uma guerra sangrenta entre os cabanos e o governo em 1835. Durante 5 anos de combate alguns historiadores dizem que 30 mil pessoas morreram neste combate. Em 1835 os cabanos ocuparam Belém(capital da província), Félix Malcher foi colocado como presidente da província pelos cabanos. Malcher fez acordo com o governo regencial, e acabou traindo o movimento. Malcher por ter traído foi morto pelos cabanos e colocaram no lugar, o lavrador Francisco Pedro Vinagre. 
O governo utilizou o apoio que tinha de tropas de mercenários europeus, para paralisar o movimento cabano, o qual ganhava cada vez mais força.


O Fim das Revoltas

Após 5 anos de intenso combate, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta dos cabanos. Em 1840, muito cabanos foram presos e mortos em combate com o governo regencial. O combate acabou e os cabanos não conseguiram alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário