quarta-feira, 4 de junho de 2014

PERÍODO PRÉ-COLONIAL

Pedro alvares Cabral e Pero Vaz de Caminha vieram juntos para o Brasil. Pero Vaz de Caminha escreveu para o El-Rei D. Manuel. Na carta o escrivão descreveu a terra achada. Os índios ter ouro ou produtos em quantidade paras serem comercializados na Europa. Os portugueses concluíram que o melhor caminho agora, seria converter os índios ao cristianismo, isso aconteceu devido o grande interesse mercantil de Portugal.  Por causa dos ventos os navios precisavam se afastar da costa da África e ir para a Ásia, tinham que fazer escala no Brasil. Se Portugal tivesse controle  da costa do Brasil, navios de outros países europeus teriam muita dificuldade de contornar a África.

Neste período, os portugueses enviaram alguns navios para colherem pau-brasil(cortado no litoral: do cabo de São Roque(RN) ao Cabo Frio(RJ)). Quem exercia este trabalho de cortar a madeira eram os índios em troca de disso os portugueses lhes "presenteavam" com objetos: panos, colares de conta de vidro, facas, machados, espelhinhos(essa forma de troca se dava o nome de escambo).
As feitorias eram depósitos construídos em alguns postos da costa onde se guardavam as madeiras cortadas pelos índios sendo vigiado por pessoas, até a chegada dos navios para levarem os quais levavam até a Europa.
Não devemos exagerar o valor econômico do pau-brasil. Embora desse lucro e conservasse importância até o século XIX, não era riqueza fabulosa. Somente no século XVII é que foi explorado em maior escala. O famoso pau-brasil também era encontrado na índia.
No século XVI, o governo de Portugal enviou expedições para percorrer  litoral brasileiro, afim de conhecê-lo geograficamente.
Em 1532, chegou no Brasil a primeira expedição colonizadora oficial, chefiada por Martim Afonso de Souza, com ele estavam cerca de 400 pessoas que fundaram a primeira vila do Brasil, São Vicente, no Litoral paulista.

Economia

A economia Portuguesa era frágil, agricultura pobre, Portugal tinha que importar quase tudo de Flandres(Holandeses) de mercadorias para revender no Oriente. A expansão marítima exigia investimento pesados e o comércio com o Oriente empobrecia cada vez mais a nação, Portugal começou a se endividar aos poucos.
Era o momento de voltar para o Brasil(Portugal tinha abandonado o Brasil por 30 anos depois de 1500).
Você pode se perguntar o que interessaria aos portugueses no Brasil? Para começar as condições naturais: solo e clima coisa que não existia na Europa, onde no Brasil seria possível produzir açúcar, e a colonização portuguesa foi bem sucedida porque em pouco tempo o Brasil se tornou o maior produtor mundial de açúcar o qual Portugal revendia para a Europa.
O Estado português, tão ocupado com o Oriente, precisava do auxílio de particulares para colonizar o Brasil. Daí a criação, em 1534, das Capitanias Hereditárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário