quinta-feira, 5 de junho de 2014

O CANGAÇO

Não há brasileiro que não tenha escutado falar de Lampião, o mais famoso dos cangaceiros. Virgulino Ferreira da Silva nasceu 1900, em Pernambuco. Viu os pais serem assassinados pelos jagunços de um coronel. Fugiu para o sertão e juntou-se a um bando de cangaceiros que atacavam armazéns e fazendas e distribuíam comida para o povo. Os cangaceiros eram extremamente sanguinários com seus inimigos, não hesitando em tortura, estuprar e executar. Lampião casou-se com a famosa Maria Bonita, companheiras de assaltos, com quem teve uma filha. Atuava na caatinga, da Bahia ao Ceará.
Desde o final do século XIX até a década de 1940, havia no interior do Nordeste poderosas quadrilhas de cangaceiros.

Atacavam fazendas e pequenas cidades para roubar. Podiam ser muito violentos. Torturavam, estupravam, mutilavam e matavam a sangue frio. Mas os jagunços dos coronéis e a própria polícia eram igualmente violentos. Os coronéis podiam até mandar matar membros das famílias dos coronéis rivais. A polícia espancava, tomava dinheiro e assassinava pessoas comuns.

Os cangaceiros não contestavam os valores dos coronéis nem a estrutura rural nordestina. Eram violentos porque a sociedade era violenta. Os chefes do cangaço chegaram a montar alianças táticas com certos coronéis. Por exemplo, o coronel defendia o bando de cangaceiros porque eles atacavam as fazendas dos inimigos deste coronel. E apesar da pobreza do interior nordestino, os cangaceiros roubavam tanto que conseguiam juntar pequenas fortunas. Não difícil de entender que o declínio do poder local dos coronéis, a partir do governo de Getúlio Vargas(1930-1945), também representou a extinção dos cangaceiros. A maioria deles foram mortos pela polícia, que aproveitava para pegar o dinheiro dos cadáveres. Lampião e Maria Bonita foram mortos numa tocaia em 1938. Seu companheiro Corisco, o "diabo louro", teve o mesmo fim dois anos depois.
De modo geral, não é verdade que os cangaceiros tirassem dos ricos para dar aos pobres, Por que, entãom, ainda hoje, parte da população nordestina considera os cangaceiros heróis? Não é fácil explicar. Talvez porque fossem exemplos de pessoas de origens humildes que se fizeram respeitar por ilustres coronéis. É possível que a própria vida de aventuras que levavam, que incluía casos amorosos, tenha contribuído para serem celebrados pela memória popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário