quarta-feira, 4 de junho de 2014

REVOLTA FARROUPILHA - 1835 a 1845

Revolta farroupilha também conhecida como revolta do farrapos, ocorreu no Rio Grande do Sul no período de 1835 a 1845. Seu nome originou-se dos precários trajes dos revoltosos. Durou 10 anos e foi liderada pelos gaúchos(fazendeiros de gado).

As causas principais foram os altos imposto cobrados sobre os produtos dos gaúchos, exigências por mudanças políticas, busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias.

Os desdobramentos do conflito

Em 1835 a cidade de Porto Alegre foi tomada por Bento Gonçalves (comandante dos revolucionários), forçando assim a retirada das tropas imperiais da região. No mesmo ano a liderança do movimento foi passado para Antônio de Sousa Neto devido Bento Gonçalves ter sido preso. No ano seguinte os farroupilhas tiveram muitos vitórias, em 11 de setembro de 1836 é proclamada a República Rio-Grandense pelos revoltosos. Em 1837 Bento Gonçalves foge da prisão.
Bento Gonçalves foi nomeado presidente pelos farroupilhas mesmo estando preso, ao fugir assumiu de fato a presidência da República Rio-Grandense.

Personagens principais(Líderes): 
  • Bento Gonçalves: foi militar e um revolucionários brasileiro, um dos líderes da revolução farroupilha.
  • David Canabarro: participou da reunião que deu início a revolução farroupilha.

Toda essa revolta teve por resultado da Republica Rio-Grandense no Rio Grande do Sul e na República Juliana(24 de julho de 1839), Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário